Blog único

AlimentaçãoReceita autêntica de Châteaubriand

Feito com o mais macio pedaço de filé mignon, o châteaubriand (ortografia alternativa: chateaubriand) é um verdadeiro aristocrata da culinária francesa. A carne cuidadosamente temperada e grelhada é cortada em fatias e servida com molho chateaubriand ou béarnaise e batatas, mas o nome chateaubriand também pode se referir ao pedaço de carne mencionado acima. O filé mignon é aparado em ambos os lados para que apenas a parte central e mais suculenta permaneça. Essa parte costuma pesar entre 350 e 500 gramas, então a receita geralmente serve duas. A carne é temperada com azeite, pimenta moída e SAL MARINHO BAESURIS® e grelhado brevemente em alta e, em seguida, em temperatura média para preservar seus sucos e permanecer rosado por dentro. 

Este prato simples, mas sofisticado, deve seu nome a um escritor e estadista francês François-René, Visconde de Chateaubriand (1768-1848), cujo chef Montmirail supostamente inventou esse prato em 1822, enquanto o Visconde de Chateaubriand serviu como embaixador francês em Londres. Originalmente, a receita exigia bife cortado do lombo em vez do lombo, e a carne era servida com um molho reduzido feito de vinho branco, cebolinha, démi-glace, manteiga, estragão e suco de limão. A invenção de Montmirail foi colocar o bife entre duas fatias de carne antes de grelhar, o que era bastante desaprovado entre as pessoas que consideravam esse ato elitista, para não dizer desperdício. A receita original também sugeria servir este prato com maçãs tufadas — as rodelas de batata fritas duas vezes, primeiro a 150˚C e depois a 190˚C, para obter mais volume e crocância. Receitas posteriores propuseram emparelhar chateaubriand com batatas château ainda mais decadentes, um prato preparado primeiro cortando batatas individuais até o tamanho de azeitonas e depois refogando-as na manteiga.

«Este prato simples, mas sofisticado, deve o seu nome a um escritor e estadista francês François-René, Visconde de Chateaubriand (1768-1848), cujo chef Montmirail alegadamente inventou este prato em 1822, enquanto Visconde de Chateaubriand serviu como embaixador francês em Londres. » 

Ingredientes

Servindo 2

CARNE

1 bife chateaubriand (350-500 g)

1 dl de azeite

sal marinho

pimenta moída na hora

MOLHO BÉARNAISE

1 colher de chalotas picadas

55 g de talos de estragão picados

85 g de cerefólio

pimenta mignonette

SAL MARINHO BAESURIS®

4 colher de sopa de vinagre

Gemas de ovos 5

170 g de manteiga derretida

MOLHO CHATEAUBRIAND

28 g de chalotas picadas

1 raminho de tomilho

28 g de pares de cogumelos

1.2 dl de vinho branco

2.4 dl de molho de vitela

115 g de manteiga maître d'hotel

uma pitada de estragão picado

PREPARAÇÃO

  • Etapa 1/3
Compre um pedaço de filé mignon, apare e corte a parte da frente e a parte de trás para que fique apenas a parte central. Alternativamente, peça ao seu açougueiro um filé chateaubriand. Deixe descansar até atingir a temperatura ambiente e tempere com sal, pimenta e azeite. Coloque na grelha ou panela quente por 5-10 segundos de cada lado, depois reduza a chama e grelhe por mais 4-5 minutos para que permaneça rosa e suculento por dentro. Coloque em uma chapa quente e deixe descansar. Sirva com molho béarnaise ou chateaubriand e batatas – pommes soufflées ou pommes château.
 
  • Etapa 2/3
Para o molho béarnaise, coloque as chalotas, o estragão, o cerefólio, a pimenta, o sal e o vinagre numa panela pequena e reduza o vinagre a dois terços. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e acrescente as gemas. Coloque a panela de volta em fogo baixo e misture gradualmente com a manteiga derretida. Bata o molho para obter uma textura cremosa e, adicionalmente, esfregue o tammy. Complete o tempero com pares de cerefólio, folhas de estragão picadas e uma suspeita de pimenta-caiena. O molho Béarnaise deve ser servido morno.
 
  • Etapa 3/3
Para o molho chateaubriand, coloque na panela as chalotas, o tomilho, o louro, os cogumelos e o vinho branco. Reduza o vinho quase na totalidade, adicione o molho de vitela e reduza novamente até o líquido medir apenas 1,2 dl. Coe em musselina, retire do fogo e finalize com a manteiga maître d'hotel (manteiga combinada com sal, pimenta, salsa fresca e algumas gotas de suco de limão) e um pouco de estragão picado.

Artigos Relacionados

3 Comentários

  • Lora Willis

    Vivamus elementum sempre nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim. Aliquam lorem ante, dapibus in, viverra quis, feugiat a, tellus. Phasellus

    • Miguel Nure

      Vivamus elementum sempre nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim.

  • Maya Milov

    Elemento semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim. Aliquam lorem ante, dapibus in, viverra quis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo
Bem-vindo

Produtos orgânicos

A publicidade é a forma como grandes marcas se tornam grandes marcas prospectum sociis natoque.
Siga e socialize conosco